10

Bacalhau com Batatas ao Murro (Fernandão)



Olá? Tudo bem?
Hoje é domingo, estou com minha família, então está tudo ótimo rs...
Vim mostrar o passo a passo do prato: "Bacalhau com batatas ao murro" feito pelo meu mano Fernando com a colaboração da mana Elisa e da Vandinha. E eu? Como já disse em outro post; colaborei batento as fotinhas hehe...
Esse foi o nosso delicioso almoço de Páscoa acompanhado de arroz branco e vinho (eu fiquei no suquinho).
Isso é o que eu chamo de um prato artesanal feito com muito capricho e carinho. Como eu como com os olhos só de olhar fico farta. É bom demais!!!
Preparem-se porque o post é grande. Se alguém arriscar fazer não se esqueça de nos mostrar depois, ok?


Este é o resultado final. Não é lindo?
É de comer resando rsrs...






Pimentões vermelhos cortados em tiras e muuuuuito alho fatiado.





Batatas com cascas bem lavadas e secas com um pano de prato, colocadas lado a lado em pé numa assadeira e dê duas furadinhas com o garfo. Jogue um pouco de sal sobre as batatas para salgar e regue com azeite.
Cebolas com cascas colocadas lado a lado numa assadeira (não precisa lavar), coloque apenas as cebolas. Antes de colocá-las forre com papel alumínio para proteger a assadeira, pois a cebola solta um sumo que é difícil tirar depois.






Quando você espetar a batata com um palito e estiver macia, já está no ponto.
Não tire as cascas das batatas, elas são comidas com as cascas.
Então é hora de dar um murro nelas para que elas se abram (por isso batatas ao murro!)






As cebolas estarão no ponto no mesmo tempo das batatas.
Tire as cascas das cebolas.





O brócolis já bem limpo e cozido (deixe-o ao dente).
Coloque-o ao redor de uma travessa.





Coloque as batatas e ao redor delas as cebolas.





Frite as postas de bacalhau já dessalgadas em bastante azeite (do bom) e bem quente.





Enquanto as postas de bacalhau vão dourando, coloque os ovos para cozinhar.





Coloque as postas de bacalhau sobre as batatas.





Coloque os ovos.





Dê uma leve fritada nos pimentões usando azeite.





Termine de enfeitar com os pimentões e azeitonas pretas.





Dê uma fritada no alho também em azeite e jogue por cima do prato (inclusive o azeite).





Não ficou um espetáculo?





Nossa mesa pronta para degustação desse prato magnífico.
Huuuuuummmmmm!!!
Delícia!




10 comentários:

Lêda Bomjardim disse...

Hunnnn, que delícia!!!
Amei o prato, feito com muito capricho e amei a sua area externa, muito linda.
Bjos...

Onilda e Maria Isabel disse...

Oii Fátima!!!
Além de lindo deve ter ficado uma delícia, fiquei com água na boca só de olhar...
Uma boa semana!
Bjos

Flor de Princesa disse...

Nossa que delicia, lindas as fotos, imagina a comida como ficou!!!
Quero agradecer sua visita em meu canto.
bjus
Daniela

mel e jasmim disse...

Olá minha querida,
estamos encantadas com a apresentação deste prato!
Ficamos com água na boca, realmente os olhos também comem!
Gostamos muito dos porta talheres que estão sobre a messa.
Parabéns por esta arte de apresentar e fotografar.
Um beijinho enorme,
mel e jasmim

Gaby disse...

kkkkkkk gostei do nome da receita, o prato ficou lindo.

TEnha uma otima semana.
bjs

Luzia Lira Pedagoga disse...

Adoro bacalhau. Faço bacalhoada na família todo ano na semana santa. Esse ano fiz duas receitas diferentes. Uma bacalhoada e outra salada de lascas de bacalhau com verduras.
Agora para o próximo ano vou fazer essa sua receita. Tem tudo pra ser um sucesso.Adoro os murros na batata. Ajuda a tirar o estress tb, rs.



Bjos Luzia

Cheiro de Vanilla disse...

Que delicia to aqui babando, nao sou muito boa pra preparar bacalhau.
Bjs.....

Nayara Penoni disse...

Hum esse prato deve ter ficado uma delícia.
Ótima idéia para sair um pouquinho do bacalhau ensopado.
bju.
http://nypenoni.blogspot.com.br

violka disse...

Mmm... mniam :)

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.