2

Canjica



Vai uma canjica aí?
Delícia!!!
Bj







Ingredientes

500g de canjica
1 litro de leite
1 vidro de leite de coco
1 lata de leite condensado
2 pedaços de canela em pau
1 colher de café de sal

Modo de fazer

Prepare a canjica: Cate a canjica para retirar grãos estragados, pedrinhas e outras sujeiras. Depois lave bem numa peneira e ponha de molho a noite toda numa tigela com água o suficiente para cobrir todos os grãos e passar mais uns 2 a 3 dedos. No dia seguinte quando fôr cozinhá-la, acrescente mais água se achar necessário. A água deve cobrir a canjica e ainda sobrar uns 2 dedos quando estiver na panela.
Cozinhe a canjica: A canjica pode ser cozida em panela de pressão, ou numa panela grande comum.
Panela de pressão: Ponha a canjica na panela com a água em que estava de molho e acrescente mais se fôr necessário. Tampe-a, segundo as instruções do fabricante, e cozinhe por 20 minutos desde o começo. Comece com fogo algo e no meio do cozimento, quando a panela começar a fazer barulho, abaixe o fogo. Depois de 20 minutos, retire-a do fogo, ponha na pia embaixo da torneira e deixe correr um fio de água fria sobre a tampa. Quando a panela esfriar um pouco e perder a pressão, abra-a com cuidado.

Termine a canjica

Depois que a canjica estiver cozida, acrescente o leite, o leite de coco, o leite condensado, a canela em pau e o sal. Se quiser você pode acrescentar amendoim torrado e moído ou coco ralado.
Então, se quiser, coloque também nessa hora. Misture tudo muito bem e deixe cozinhar até o caldo engrossar e ficar cremoso. Sirva quente ou ao natural. Se quiser pode polvilhar um pouco de canela em pó também.



2 comentários:

Cantinho do Fuxico disse...

Delícia mesmo!!!!Uma canjiquinha é tudo de bom!
Vou fazer um sorteio no meu blog e gostaria que me ajudasse com seu voto.Desde já agradeço.Ficarei feliz com sua participação no sorteio também!
Um final de semana encantador!
Beijos! Lu!

Norminha disse...

Olá Fátima!

Hum... delícia! Pura delícia!
Estas horas da noite então... rs...
Uma saudável e feliz domingo super especial para você!

Abraço,

Norminha